Como pagar as contas?


Este artigo não apresentara uma fórmula mágica para conseguir dinheiro e pagar as contas é apenas uma forma inteligente de organizar as contas para pagamento e tranquilizar as almas abatidas devido as constantes ligações de empresas cobrando o não pagamento de contas.

Se você não passa por este tipo de problema parabéns, mas existe muitas pessoas que tiveram ou estão com problemas devido a crise que se instala e portanto existe um risco de negativação de crédito, cobranças e ligações importunas.

Fica difícil falar de investimento quando o futuro investidor esta cheio de dívidas e não tem como pagar suas contas.

Se você quer saber como sair das dividas e passar a ser um investidor, a blogosfera tem bastante material. Bom, eu vou indicar os artigos do meu site kkkkkkkkkk.

Para entender o que você faz de errado com seu dinheiro leia dois livros:
Não entendeu o conceito de ativo e passivo leia este artigo: Ativo e Passivo segundo Pai Rico
Não sabe o que é reserva de emergência: Reserva de Emergência ou Reserva de Oportunidade
O passo a passo para mudar de Vida: Como mudar de Vida?


Este blog tem um cunho pessoal então ele reflete minhas opiniões. A maioria dos posts são fatos vividos e experiências próprias ou de terceiros. 

Visite também os outros projetos e deixe seu comentário pois são eles que nos incentivam e nos fazem continuar a escrever e se dedicar, pois não é nada fácil trabalhar, estudar, analisar, investir, cuidar da família, casa e ainda escrever. 

Esta semana mesmo esta sendo muito difícil, tive que parar meus estudos no mercado financeiro e me dedicar exclusivamente a tecnologia da informação, mais precisamente SQL, para atender novas demandas do trabalho.

Portanto se este blog ou os outros projetos estão acrescentando algo em sua vida ou se deseja questionar, reclamar ou elogiar sinta-se a vontade para deixar seu comentário ou no Fale conosco.

Site: O Valor Por William Machado Costa  e Webão o portal da cidade



Me Ligaram

Meu colega me ligou semana passada e pediu um conselho, disse que
não era bom em dar conselhos mas tentaria ao menos escuta-lo afim de
dar uns pitacos.
Disse o moço:

"Cara não sei onde errei, antes tinha dinheiro para fazer tudo,
saia, gastava, bebia, comprava roupas, comprei carro mas agora
não consigo mais fazer nada.

Recebo dinheiro, pago as contas, mas sempre fica uma atrasada sem
falar do cartão de crédito que não consigo pagar.

Recebi um monte de ligação do banco oferecendo ajuda, segundo eles o
melhor a fazer era unificar os débitos
Unifiquei os débitos e fiquei com uma conta a perder de vista não passou
muito tempo eu já estava todo endividado, cartão de crédito, cheque
especial, mensalidade da escola. E agora empresas me ligam ameaçando levar
a juízo a pendencia. O que eu faço?"

O que fazer?

Disse o seguinte, calma, muita calma:

Primeiramente você precisa ter calma e colocar sua cabeça no lugar. Ficar endividado não é bom mas não é o fim do mundo. A primeira coisa a fazer é entender que o mundo não acabou porque você ficou sem dinheiro, tente enxergar as coisas boas em sua vida para aliviar o estres e a pressão psicológica. 

Você tem saúde, tem família, um teto para morar, emprego, carro e esta vivo então coloca um sorriso no rosto e para de ficar se jogando pra baixo, tenha ânimo e não deixe a derrota temporário tirar de você o triunfo do logo prazo.

Em seguida pedi para ele listar as dividas por ordem de prioridade da seguinte forma:

1. As primeiras contas a serem pagas são as contas do tipo Fiduciária. As contas fiduciárias são aquelas que tem um bem como garantia da divida, as mais comuns são financiamentos imobiliários e veículos.
Se você deixa de pagar a divida você perde o dinheiro pago até o presente momento e ainda perde o bem.
Alguns bancos, devido a crise ofereceram aos seus clientes a opção de pausar a cobrança até o fim da pandemia, o melhor é entrar em contato com a financiadora para entender todos os detalhes.

2. O  segundo tipo de conta que deverá ser incluída na ordem de pagamento, são as chamadas de essenciais. Estas são aquelas que de maneira alguma poderão sere deixadas de lado, nelas estão inclusas: conta de água, energia, internet e planos de saúde.

3. Por ordem de prioridade em seguida temos as que cobram mais juros como o cartão de crédito, mas se você não tem dinheiro para pagar não se preocupe, não pague. Cartão de crédito ou você paga tudo ou nada, pois toda vez que você paga o minimo é acrescido mais juros e sua divida crescera  mesmo pagando. Difícil de entender né?

4. As demais contas.

Mas William e se eu não conseguir pagar?

Se por ventura você não tiver dinheiro para pagar simplesmente não pague. Você responderá por crime apenas se pegou o crédito com intenção de não pagar caso de estelionato. E se você esta pensando em usar de má fé para dar calote você não tem direito algum de criticar os políticos que roubam este pais.

Tenha ética e caráter.

Nome Sujo


Este termo esta errado, não existe nome sujo o correto é Serviço de Proteção ao Crédito e sua função é ajudar as pessoas que não tiveram capacidade de administrar seus recursos. O próprio sistema te protege de piorar a situação te impedindo de contrair mais dividas.

Pagando as dividas

O melhor a fazer é ter duas contas em bancos diferentes, eu chamo a primeira de conta corrente onde estão todas as dividas e a outra de conta poupança kkkkk. O melhor seria um NuConta mas fique a vontade para escolher.

Na conta de poupança você vai acumulando um valor independente das contas. Já ouviu falar do pague a você primeiro, pois é, vai juntando. Depois pegue este montante e se dirija até o banco da conta corrente e negocie sua divida, isso mesmo negocie, pague o menor valor que conseguir através da negociação.

Se o gerente cobrar juros e taxas aumentando o valor da sua divida, continue negociando até ele diminuir o valor.

Ligações de cobrança o que fazer?

Primeiramente eu aconselho a bloquear os números assim o número de ligações diminuem, mas se insistirem e você atender e o atendente começar a te cobrar ou ameaçar você pode apresentar a ele algumas leis.

Art. 1 da Lei 8009/90

Dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família.
Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.
Parágrafo único. A impenhorabilidade compreende o imóvel sobre o qual se assentam a construção, as plantações, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou móveis que guarnecem a casa, desde que quitados.

Fonte: Jus Brasil

Art. 42, § 1 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90


Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

        Fonte: Jus Brasil

Por tanto se você receber ligações, e-mails ou cartas te ameaçando simplesmente mantenha a calma tenha paz e seja feliz.

Após estas orientações também pedi para ele mudar a mente em relação a vida. Não adianta fazer um grande esforço para pagar e depois de forma fácil se endividar novamente.

Tenha um objetivo determinado em sua vida e o siga, mas não venha me dizer que seu objetivo é gastar loucamente o dinheiro que recebe.

Resista ao consumismo e mude de vida. 

E por final mostrei a ele a corrida dos ratos kkkkkkkkkkkkkk


Comentários

  1. Ótimos post! Conselhos excelentes para os endividados, acredito que faltam informações assim na finansfera, muitos chegam até aqui devendo tudo o que têm e não encontram informações que ajudem a sair do buraco. Postagens assim servem de porta de entrada para as pessoas conhecerem o mundo do auto controle financeiro e enriquecimento, antes porém, devem mudar a mentalidade de gastador para poupador.

    Espero que seu colega ouça seus conselhos e mude de vida.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Anônimo, fico feliz pela sua participação.

    Não sou bom em dar conselhos mas acredito que este amigo vai se endireitar na vida.
    Apresentei a ele a blogosfera e o danado esta lendo vários posts e comentando comigo onde ele errava e o que vai fazer para mudar.
    Estou torcendo por ele.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que esse é o melhor momento pra quem é endividado (cartão de crédito) renegociar as dívidas. O próprio Santander estava dando um super desconto nessas negociações.

    Com essa pandemia é possível economizar com lazer, daí junta isso com a parcela do Auxílio Emergencial oriunda do FGTS de quem é CLT e dá pra pensar em renegociar.

    Dormir com dívidas deve ser uma sensação péssima!

    Ótimo post, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo adendo Senhor Colheita de Dividendos.
      É aproveitar as oportunidades para se livrar deste problema.

      Um grande abraço

      Excluir
  4. Cara, nunca tinha visto esse vídeo... mas me fez repensar um monte de coisas... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mamãe Investidora.
      O vídeo é uma representação da vida. O termo surgiu primeiramente com Robert Kiyosaki em Pai Rico e Pai Pobre

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado