Escolha | com 300 reais sobrando você investiria no mercado ou em você?



Fala galera e ai tudo bem com vocês.


Dia complicado no mercado a bolsa sobe e desce, deve ter um monte de gente desesperado por que acabou de entrar no mercado financeiro e a danada esta caindo.

Estou no meu trabalho a ociosidade deu tempo para um leve reparo no sistema, coisa rápida.

Estava refletindo no caminho para o trabalho sobre a dificuldade do pequeno investidor em conseguir se manter na bolsa. Imagina um pai de família que ganha sei lá 3000 reais por mês e depois de pagar as contas sobram exatos 300 reais e agora o que esse cara faz?

Pense um pouco digamos que este valor não é constante sendo que existe gastos extras, farmácia, uma roupa, um passeio, um lanche diferente, sei lá são tantas as possibilidades mas digamos que este valor fique variando entre 230 e 300 reais por mês.

Possibilidade 1

Colocaria na renda fixa e ficaria esperando a aposentadoria? tem muita pessoa fazendo isso, ganha pouco e pega o pouco e coloca em poupança, CDB e espera e espera que um dia possa ficar rico.

Possibilidade 2


Você investiria tudo em renda variável, veja aqui não estou falando de diversificação afinal são 300 reais. Compraria todo mês 1 única ação e perderia com taxas, transferência. Ou compraria todo mês um pouco de um ativo. Talvez FIIS. E torceria para as ações subirem que nem um foguete mas não agora pois tem que montar posição.

Possibilidade 3


Investiria em você, faria cursos profissionalizantes, curso técnico, certificação mestrado doutorado ou um curso online. E ai sim depois de conseguir aumentar a renda passaria a investir.

Você percebe que existe outras possibilidades, onde está a inteligencia de um bom investidor?

Talvez o cara possa fazer extra, ou bicos, montar um negócio de forma que sua renda possa aumentar e assim ele consiga aumentar os aportes e quem sabe ao mesmo tempo estudar.

De uma coisa eu sei, tudo nesta vida é conhecimento, quem tem o conhecimento tem mais possibilidade de crescer e tornar-se rico do que alguém que não estuda e não estou falando de faculdade.

E você o que faria, comenta aí?

Comentários

  1. Ando procurando investir sempre. Cada real investido é um novo soldado na sua guerra pela riqueza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala guerreiro, obrigado pela sua ilustre presença.
      Para você então o ideal é aportar sempre independente do valor.
      Eu acredito que apenas 300 não é um bom valor mas um começo, mas eu pegaria pelo menos 30 reais e compraria um curso na Udemy afim de melhorar minha receita

      Excluir
  2. A legislação que trata da tributação sobre a alienação de ações e fundos imobiliários é absolutamente arcaica e injusta. A regra tributária nas duas situações chamam a atenção pela desproporcionalidade para os pequenos investidores.

    Por isso, existe uma ideia legislativa no Senado Federal para a criação da “Lei do Pequeno Investidor”, clique aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131237&voto=favor

    Para entender melhor a ideia legislativa, há um pequeno texto a respeito, acesse aqui: http://antipoda.com.br/ideia-legislativa-lei-do-pequeno-investidor/

    Peço a ajuda para que votem e divulguem essa ideia legislativa. A ideia precisa de 20 mil apoios, até 07/05/2020, para ser formalizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

    A discussão do tema no Congresso poderá criar outros benefícios para diminuir os entraves para investir.

    ResponderExcluir
  3. Para mim o ideal é aportar sempre, não importando o valor. Acho válido procurar formas de ganhar mais, mas acredito que tenha mais chances de conseguir o sucesso empreendendo e para isso exige ter capital. Coloco como exemplo meu pai. Ele trabalhava de alinhador de veículos ganhava uma quantia razoável na época, poupava sempre 50% do salário, juntou cerca de 6mil e comprou uma borracharia pequena e dali começou a ganhar dinheiro.

    E acompanhando histórias de empreendedores de sucesso, a maioria foi nessa mesma linha. Então concordo com o Livro " O Homem mais rico da babilónia" onde diz que as oportunidades aparecem para quem tem dinheiro no bolso sobrando e não para quem está com a carteira vazia. Quando você tem dinheiro, oportunidades aparecem, acredite em mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente fantástico sua observação, compartilho desta visão. A ideia do texto é sem dúvida fomentar esta discussão. Você pode juntar aos poucos mas este pouco vai te levar a pouco ou você pode montar um negócio com o pouco que tem e as chances de ficar rico serão maiores.

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado