Perdi dinheiro na Bolsa

Quem gosta de perder dinheiro?



Eu não gosto de perder dinheiro muito menos na bolsa de valores, o que vou dizer para minha esposa? 

Fico imaginando esta sena, e pode acreditar que várias pessoas hoje vão chegar em casa irritados e bravos, chutando o cachorro e sem paciência afinal não é atoa.

Veja que estamos falando de uma queda de 12% e isso reflete na carteira de diferentes formas dependendo de cada pessoa e a forma de como ela investe.

Eu confesso que perdi dinheiro e minhas maiores perdas foram em ações que eram modinhas e algumas promessas.

MRFG3, STBP3, AMAR3 e BIDI3

Não vendi nenhum destes papeis, apenas não abri a planilha para não ver o tamanho do rombo mas acredite existem pessoas em situação muito pior.

veja um relatório que recebi do DICA DE HOJE

Passamos por duas semanas mais difíceis e que foram um teste interessante para os “novatos” na Bolsa de Valores. Pessoas que tinham entrado na Bolsa após o mês de outubro de 2018, ainda não tinham sofrido quedas maiores que 10%.
 Na semana logo após o Carnaval, que foi mais curta e começou na quarta-feira de cinzas, a Bolsa caiu pouco mais de 8%. E agora, na semana seguinte, foram quase 6% de queda, totalizando 14% em 8 dias úteis de mercado.
 Interessante observar que nesse período tivemos ações como: GOL, IRB, AZUL, BRF, CVC e outras que caíram muito mais que a média do Ibovespa. Mas por outro lado existem ações que nesse momento se seguram muito mais.
 Veja a imagem abaixo e note a diferença de rentabilidade das ações em verde para aquelas na parte debaixo da tabela, que estão em vermelho. Em azul, no final, o ETF que segue o índice Ibovespa o BOVA11:
 Dados Guiainvest Pro – Elaborado por Dica de Hoje Research

Imagina se uma pessoa detinha em sua carteira as seguintes ações e não conseguiu acompanhar.

GOLL4, AZUL4, IRBR3, BRFS3,CVCB3, PETR3. dados desatualizados. 

Simplesmente perdeu quase metade do capital investido. Dai fico me perguntando sobre estes eventos. Posso vender? é certo vender?  ou é melhor continuar em carteira e observar.

O que fazer então?

Não vou dizer o que fazer afinal não sou analista mas você pode consultar alguns analistas e perguntar o que fazer para esta turma.

Eu vou aguardar mais um pouco e ir formando caixa para conseguir comprar o máximo que puder.  Sei que parece meio loucura mas veja que o mercado é de renda variável e da mesma forma que subiu ela cai e em algum momento voltará a subir.

Com certeza eu não vou acertar o fundo assim como não acertei o topo e pensar que você vai acertar é loucura. Fuja destas ideias absurdas.

Manter a calma é muito importante

Esta é a primeira vez que passo por um momento destes e sinceramente estou um tanto preocupado. É muito triste ver seu dinheiro diminuindo e ao mesmo tempo é bom ver seu patrimônio aumentando. Veja que com a queda várias oportunidades surgiram e aproveitar estes momentos para comprar com desconto é muito importante.



Vou manter o foco em comprar empresas que pagam bons dividendos e ir aproveitando a queda do preço dos ativos pra ir comprando mais.

Como você esta neste momento? Seu psicológico e sua carteira





Comentários

  1. Se a estratégia do investidor for Buy and Hold não tem problema, mas se for trader que comprou e esqueceu e precisa do dinheiro no curto prazo, se lascou! Bolsa = longo prazo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado