Posso ser rico trabalhando como Autonomo?

Neste post vamos conhecer a história de 2 profissionais que fizeram fortuna com suas especializações. Conheça a vida, o trabalho e o que os fez rico.

Um trabalhador autônomo é o profissional que trabalha por conta própria, ou seja, que desempenha uma atividade remunerada sem ter vínculo empregatício com alguma empresa. O trabalhador autônomo tem maior independência financeira e não precisa ser subordinado de ninguém.

Nesta vida bandida que levo tive a oportunidade de conhecer figuras que pouco sabiam sobre o mundo acadêmico mas tinham tanto dinheiro que faziam engenheiro ou médico se sentir pequeno diante de tamanha abundancia, utilizei estas duas profissões pois são referencia no mercado. 

Conhece-los foi uma aula a parte pois percebi que em todos existe uma especie de camaradagem, bondade e ética que fica difícil explicar chega até ser desconcertante conversar com este povo, pois basta uma brincadeira para ouvir um conselho sábio que da gosto de ouvir. Sempre gratos a Deus e um grande zelo pelos seus nomes afinal ambos trabalham como autônomos e tem em seus nomes algo semelhante a uma bandeira, uma marca a zelar.




O primeiro atua como caminhoneiro e descobriu em suas viagens o segredo da fortuna

O segundo tem um conjunto de habilidades, apesar de nunca ter frequentado uma escola tem um conhecimento profundo sobre mecânica de caminhão além de trabalhar guinchando veículos de carga. 


O segredo do Caminhoneiro

O Caminhoneiro iniciou sua carreira de motorista ainda jovem prestando serviços para um frigorifico que atuava como uma cooperativa. Fazendo transporte de funcionários e equipamentos por todo estado ´pegou o gosto pelo negócio e sempre sonhava em comprar um caminhão e dirigir pelo Brasil a fora.



Ganhava bem como motorista e muito inteligente começou a guardar o que sobrava no final do mês e montou uma bela poupança com a intenção de comprar o veiculo. Mas com dinheiro no bolso fica fácil aproveitar as oportunidades que vão aparecendo no meio do caminho. 

Certo dia sua vizinha muito idosa veio a falecer e seus filhos que moravam longe depois de velar e enterrar a falecida mãe foram vender a propriedade para dividir entre eles. Este sabendo da intenção ofereceu uma quantia que logo foi aprovada.

Esta foi a primeira casa alugada, 

Passado muitos anos a Cooperativa veio a fechar as portas e este já com 4 casas alugadas pegou uma grana com a rescisão do contrato, FGTS e sua reserva e comprou o tão sonhado caminhão e passou a fazer transporte de hortifrúti.
 Basicamente ele ia ao interior carregava o caminhão de frutas e verduras e levava até o centro de abastecimento da cidade onde o comerciante tinha uma loja.

Fazia este tipo de trabalho com vários comerciantes e agricultores do estado. Nestas idas e vindas sempre com bom humor e carisma fez várias amizades e conheceu de perto a dor de seus clientes que durante o trajeto e entre algumas paradas regadas de uma caipirinha contavam suas histórias e da grande dificuldade de conseguir credito junto aos bancos.

Certo dia ele ofereceu um empréstimo a um destes comerciantes que aceitou na hora sem questionar, o comerciante pegou o dinheiro comprou mercadoria que ele mesmo transportou, uma semana depois recebeu o dinheiro com juros. Viu que o negócio era bom e começou a oferecer para os demais.

Não passou muito tempo o caminhoneiro já tinha virado referencia em credito entre os muitos comerciantes.

Em uma de nossas conversas questionei sobre a possibilidade de um calote. Ele respondeu que o risco existe e que já tinha sofrido calote mas que os demais compensava e no final aquele calote era apenas uma micharia.

Com os negócios crescendo ele aumentou sua frota de caminhões e agora pensa em expandir para fora do estado.

O Conselho mais valioso que recebi de meu amigo foi: Aprenda a ganhar dinheiro.
Mas em suas palavras percebe-se que milagres acontecem apenas para quem esta preparado. Se você não esta preparado para o milagre ele nunca ira acontecer.
O Caminhoneiro fez sua reserva de oportunidade enquanto trabalhava como CLT focando em seu sonho, mas durante este caminho apareceu oportunidades e o mesmo soube aproveitar.
Já de posse de seu sonho teve sensibilidade para entender a dor de seus clientes e transformou o problema em dinheiro. Neste momento ele aprendeu a ganhar dinheiro.

Aprendeu a ganhar dinheiro e ficou rico.

O Segredo do Mecânico

O Mecânico nasceu em uma cidade pequena no interior do Parana filho mais velho de uma família de 6 irmãos teve que aprender a segurar uma enxada antes do lápis.
Seus pais agricultores de subsistência conseguia alguns trocados com a venda de produtos produzidos na roça. Todo domingo acordavam cedo pegavam a carroça, caminhavam até a lavoura colhiam algumas verduras e legumes e prosseguiam alguns km até o centro da cidade onde comercializavam seus itens na feira da cidade.


Quando completou seus 17 anos, cansado da vida no campo ele e um dos irmãos embarcaram junto com um amigo em uma aventura até São Paulo, pois segundo eles lá eles conseguiriam emprego e teriam uma vida boa.

Não foi bem assim, com o pouco dinheiro que tinham no bolso mal conseguiam comer e chegaram a dormir na rua algumas noites quando não encontravam um bom coração que os fornecia abrigo.

Todos os dias eles iam de porta em porta a cada comércio, loja ou fábrica e perguntavam se tinha algum serviço que eles pudesse fazer, alguns até manifestavam interesse mas logo quando buscavam mais informações sobre os jovens percebiam que mal sabiam escrever o nome e dispensava-os.

Já cansados e desanimados pararam em frente uma mecânica onde um homem idoso tentava esforçadamente desparafusar a roda de um caminhão. Meu amigo observando a cena se compadeceu do velho que o fazia lembrar do pai e ofereceu ajuda. Seus braços fortes calejados de enxada foram o suficiente para adiantar o serviço do pobre homem que agradecido procurou saber mais sobre o jovem. Após contar toda a história e apresentar seus amigos o bom velhinho os ofereceu abrigo e comida em troca de trabalho e alguns trocados por mês.


Abraçaram o "emprego" e começaram a trabalhar enquanto o velho os guiava e instruía sobre o que deveria fazer. Logo seu irmão e seu amigo se encheram da profissão e   do trabalho que mais parecia um sistema de escravidão e abandonaram tudo voltando para o interior.

Vou ficar

O Jovem se despediu de seu amigo e do seu irmão e os recomendou que transmitisse uma boa mensagem aos pais: "Diga que estou bem".

Meu amigo passou alguns dias pensando no que faria pois precisava ganhar dinheiro, depois de muito pensar foi conversar com o velho. O senhor compreendeu sua necessidade mais sugeriu algo diferente, disse ele "Eu te ensino tudo o que sei em troca de seu trabalho". Não precisou de muito tempo para aceitar a proposta e passou a trabalhar em troca de conhecimento. Sua vontade de aprender era tanta que refletia em seu comportamento mediante as árduas horas de trabalho que começavam as 07:00 e iam até as 21:00.

Após 2 anos de trabalho duro e muita dedicação seu bom trabalho começou a render bons frutos. Muitos dos clientes do velhinho começou a convidar o jovem para fazer trabalhos externos e recebia um bom pagamento pelo serviço, abaixo do que o seu patrão recebia mas era dinheiro.

O velho sabendo desta história tratou logo de registrar o menino como funcionário oficial e deu um salário, mas apesar disso os trabalhos extras continuaram. E cada vez mais seu nome ficava conhecido na cidade como um dos melhores mecânicos da região.

Mas o jovem percebeu que muitos caminhoneiros chegavam puxados por guinchos e todos sem exceção reclamavam do alto valor que pagavam para terem seus veículos rebocados. Disse meu amigo que um desejo muito grande em seu coração surgiu e este desejo foi tão grande que começou a trabalhar até altas horas da madrugada e ainda aos finais de semana para juntar o dinheiro para comprar um guincho.

Meses depois pediu demissão, agradeceu ao bom velho e montou sua própria oficina e criou um vinculo com seus clientes. Caso um veiculo quebrasse ele mesmo iria buscar o carro ou caminhão e ainda concertava.

Esta história ele me contou em um churrasco em sua fazenda no interior do Paraná. Se ele é rico? O cara tem muito dinheiro e não investe em renda variável, apenas concerta veículos e é especialista em caminhões além de possuir sua própria frota.

O que aprendi com meu amigo mecânico: Saiba o que você quer e depois deseje tanto isso de forma que não messa esforços para alcançar seus objetivos. Não importa seu estado atual desde que você saiba onde quer chegar, tudo é valido até mesmo se seu salario não for o suficiente desde que este emprego sirva apenas para te ensinar a ganhar dinheiro.

Obrigado por me acompanhar em mais uma história de vida. Estes amigos me inspiram muito e espero que suas histórias forneçam a vocês algumas fagulhas que possam incendiar o desejo de mudança de vida.

Você tem uma história para contar? Quem é sua fonte de inspiração?




























Comentários

  1. Que bacana essas histórias, gosto muito de ouvir/ler esses tipos de relatos.

    Já trabalhei no setor logístico e aprendi muito com caminhoneiros, é uma classe um tanto marginalizada, mas que trabalha muito e tem muita história pra contar.

    Esses dois casos ilustram bem que pra fazer fortuna não precisa ter investimentos mirabolantes, basta identificar um problema de um certo nicho, ter um bom networking e guardar dinheiro para poder focar nisso no futuro, o resto é trabalho, competência e tempo para colher os frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade Colheita de Dividendos. Basta estar preparado e atento as oportunidades pois elas sempre aparecem. O milagre é apenas para quem esta preparado para receber.



      Excluir
  2. ótimas histórias meu caro. São esses tipos de testemunhos que temos que compartilhar aqui na Finansfera. Testemunhos autências de formas alternativas de se vencer na vida.

    Eu sempre tive essa mentalidadem, que caso eu tive que ir para o mercado de trabalho, talvez buscaria empregos alternativos na área braçal.

    Meu pai mesmo, sempre me disse que se hoje ele ficasse pobre denovo, ele só iria querer ter uma coisa: Carteira E!

    Porque com a Carteira, ele poderia arrumar emprego de caminhoneiro em qualquer lugar do Brasil, não que ele goste de caminhões, mas hoje o salário do Motorista na estrada não menos que 4k. Junta isso com as baixas despesas, então o poder de aporte dele pode ser bem grande.

    Enfim, mas essas duas histórias tem muitas coisas em comum que eu sei sempre acreditei.

    - Trabalhar mais e melhor, independente qual trabalho seja.
    - Poupar dinheiro para oportunidades.
    - Ter o olho do empreendedor para aproveitar as oportunidades.
    - Tempo

    Acredito que não tem segredo, quem tentar cortar caminho e fugir desse aí, costuma sempre estar caindo e levantando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Peão estas histórias são reais e me inspiram muito. Gosto de conversar com estes caras pois suas histórias de vida são fonte de conhecimento.

      Os caras trabalharam muito, pouparam e aproveitaram as oportunidades quando apareceram

      Excluir
  3. Numa crise dessa e desemprego só história bonita pra ajudar a estima, a esperança já viu CLT salário mínimo juntar pra chegar tanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raf.
      A história é bonita mesmo principalmente quando eles contam.
      Que bom que tenha o inspirado também.
      Um abraço

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado